terça-feira, maio 22, 2007

Herói 2

Faz tempo muito tempo .
Havia os nossos dias de verão nas tardes de Colares onde o o corpo derretia pela modorna de Agosto e eramos intensos na amizade porque Deus se incomodava em dar-nos verão para que os abraços fossem mais puros ( lembras-te Miguel, lembras-te Bruno ?= )

Houve nessa época aos trinta anos feitinhos e secos, um pouco mais talvez, não é importante.
O primeiro milagre da minha parca esxistência . O verão rasgava, estavamos consumidos pelo desejo de viver e nada mais como é natural quando estamos bem porque a natureza sabendo o que faz nos absorve. Nessa noite, estavamos mais de 6 adultos e muitos bebés a dormir onde calhava como é rasurável nas casas de verão.
E a nossa casa, embora pobre, era uma casa de verão mesmo no inverno. Foi então que o céu se zangou de nos fazer tão felizes, e fez questão de nos chamar a atenção que os dias não são uma linha recta. Mo meio dum silêncio quieto de um Agosto absorvente, o céu rasgou-se e Deus disse quem realamente mandava aqui neste canto azul. Sobressalto, trovoada e no meio de tudo, uns braços pequeninos do tamanho de um lápis, entraram pelo lençol suado do corpo, selaram-se em mim e disseram : " Tchuco tenho medo " ! Foi a primeira vez da minha vida em que me senti herói. No meio de mãe, tios e tanta gente espalhada pela casa, a " Chê " com 3 anos de idade escolheu-me a mim para se proteger de Deus na imensidão da sua provocação.
Nessa noite senti-me herói pela definitiva vez na vida.

Hoje, o meu amigo amigo Helder que tem uns olhos que ama quem olha e têm 48 lindos anos, ligou-me pela tarde porque andava a fazer um trabalho que lhe arranjei. O Helder é assim aquele tipo de bom gigante que faz de tudo, e realmente ele é capaz e sabe fazer : porque tudo o que faz, faz com amor. No meio da parede que pintava disse-me orgulhoso do seu trabalho : Olha Paulo. tenho andado aqui sózinho, mas reapara está perfeito... E estava orgulhoso não pelo dinheiro que ajudei a ganhar, mas pela obra que ele fez resultar. Assim como um filho. Assim como os gémeos dele que tanto ama, se calhar por isso Deus o escolheu e multiplicou em dobro para que o bom não seja unidade e tambêm se multiplique acelarando o processo do mundo.
E eu perguntei : é preciso paciência para fazer isto sózinho eu não a teria !
E ele respondeu : é fácil Paulo, eu não pinto nem reboco. eu faço amor com a parede, apaixono-me por ela e logo mesmo que eu não entenda nada do assunto tem que sair perfeito, porque onde há amor acontece a perfeição. ???
E eu calado, confuso e perplexo, olhando os seus olhos.

O Helder já foi construtor, tinha vivendas e porches, agora vive numa casa alugada no meio de lado algum. Só com o seu canário " Sebastião " , a quem mistura vinho branco na água para que cante o dia todo e ele não esteja triste. E assim estão contentes os dois. A mulher do Helder deixou-o, como é normal no coração feminino dos homens que são anjos que cresceram e não ficaram para sempre meninos. O Helder é assim um homen grande, de coração maior do que o mundo e que me disse assim hoje num final de tarde . Paulo, as mulheres querem paixão e vicío, obcessão e interesse, quando percebem que o amor resolve a vida, e o amor não é o que está antes mais vai acontecendo, já nos magoaram tanto que nós inventamos esquecimento daquilo que sempre vivemos !!!
O Helder sabe mais da vida do que muitos prémios nóbeis, é um homem anjo e simples que fala com canários e prefere a solidão do campo mas adormecer com as estrelas.
E hoje, no final da noite, envergonhado, cabisbaixo e olhos cheios de sal, perguntou-me cheio de coragem e vergonha humilde, como só Deus na sua humildade seria capaz de o fazer !
Paulo, ensinas-me a ler ? É que eu sempre quis ler as coisas e ninguêm sabe que eu não sei!
Hoje foi o meu segundo milagre. Deus que tudo sabe e tudo me ensina, afinal não sabe ler.
Fui agora buscar os mes livros da 4 classe que sempre achei que um dia me fariam falta, e amanhã pelas 8 horas da noite tenho a maior responsabilidade da minha vida em mãos :
Vou ensinar Deus a Ler.
Se as lágimas que correm em cima deste teclado não me afogarem entretanto.
A vida é um milagre.

Sem comentários: